PONTOS TURÍSTICOS

Caruaru
 _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ESPAÇO CULTURAL TANCREDO NEVES

Espaço originalmente construído em 1935, na antiga Fábrica Caruá, passou por um processo de restauração em 1988, quando recebeu a atual denominação. Na área interna abriga pavilhão de exposições e feiras, as sedes da Secretaria de Turismo e da Fundação de Cultura, além do Museu da Caruá e unidades culturais. Na área externa, onde antes funcionava o pátio da antiga fábrica, foi implantado o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, principal polo de animação dos festejos juninos, com sua Vila do Forró – réplica de um típico vilarejo do interior – onde se concentra grande parte dos eventos da cidade.

_______________________________________________________________________
                      MUSEU DO BARRO DE CARUARU
                      ESPAÇO ZÉ CABOCLO
Localizado no Bloco B do Espaço Cultural Tancredo Neves (1º andar), possui em seu acervo cerca de 2.300 peças expostas em cinco ambientes: Sala Ceramistas do Alto do Moura, Sala Mestre Vitalino e Família, Coleção Abelardo Rodrigues, Sala de Exposições Temporárias e Atividades Educativas, Pinacoteca Pintora Luisa Cavalcanti Maciel.

HORÁRIO PARA VISITAS: terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h.

_______________________________________________________________________________

MUSEU LUIZ GONZAGA

Instalado no Bloco B do Espaço Cultural Tancredo Neves (térreo), reúne em 3 salas uma coleção de fotografias, documentos, troféus, roupas, discos e instrumentos musicais que pertenceram a Luiz Gonzaga. As duas salas seguintes são dedicadas aos festejos juninos da “Capital do Forró”, com abordagem dos eventos, folguedos, artistas regionais, gastronomia e a devoção aos santos padroeiros da época.
_______________________________________________________________________________
                                     CASA MUSEU 
                                MESTRE VITALINO
Localizada no Alto do Moura, à Rua Mestre Vitalino, a casa, onde viveram o ceramista e família foi transformada em museu em 1971. No acervo estão objetos de uso pessoal e familiar que retratam o dia-a-dia do Mestre.

HORÁRIO PARA VISITAS: segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e aos domingo, das 9h às 17h.

_______________________________________________________________________________
                                  MEMORIAL MESTRE GALDINO 

Localizado também no Alto do Moura, mais precisamente à Rua São Sebastião, é composto por peças do ceramista e poeta popular Manoel Galdino. Ilustrando a exposição, exemplares originais de poesias, fotografias, e textos sobre a vida e obra do artista.


HORÁRIO PARA VISITAS: terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingo, das 9h às 17h
_______________________________________________________________________________
MUSEU DA FÁBRICA CAROÁ

Localizado no Bloco A do Espaço Cultural Tancredo Neves, possui em seu acervo maquinário, documentos, mobiliário, fotografias e amostras de produtos remanescentes da antiga Fábrica Caroá, marco importante na economia local.

HORÁRIO PARA VISITAS: segunda a sábado, das 8h às 17h.

_______________________________________________________________________________
ALTO DO MOURA

Considerado pela Unesco o maior Centro de Artes Figurativas das Américas e localizado a 7 Km do centro da cidade, este povoado concentra mais de 1.000 artesãos que moldam o cotidiano do homem nordestino no barro, perpetuando a arte do Mestre Vitalino.

_______________________________________________________________________________
AUTÓDROMO AYRTON SENNA 
O Autódromo Ayrton Senna está localizado à margem da BR-104, no Sítio Juriti, dispondo de uma área de 45.000 m² , pista em asfalto com 3.170 m de extensão, 24 boxes, torre de cronometragem e toda infraestrutura necessária para sediar corridas automobilísticas, a exemplo da Fórmula Truck e provas do calendário do motociclismo nacional.

______________________________________________________________________________

 PARQUE ECOLÓGICO SEVERINO
MONTENEGRO

O parque Ecológico Severino Montenegro têm sido uma opção de lazer para as famílias.
Com quatro hectares de área verde e muitos exemplares da flora agrestina, o parque ecológico oferece espaço agradável para a prática de exercícios físicos, assim como para piqueniques. O Parque Ambientalista Severino Montenegro é aberto de terça a domingo, a partir das 7h. Fica na Av. José Rodrigues de Jesus, s/nº, no bairro Indianópolis. A entrada é gratuita.
______________________________________________________________________

 MORRO DO BOM JESUS
Com 630 metros de altura é o ponto mais alto da cidade. Caruaru cresceu ao redor do morro. A bênção solene da Capela do Bom Jesus foi dada pelo Bispo de Pernambuco, D. Luiz Raimundo da Silva Brito, em 29 de agosto de 1902. Na década de 60, o então vereador Aristides Veras idealizou a escadaria com as estações da via sacra.
_______________________________________________________________________________
                  SERRA DOS CAVALOS - Parque Ecológico Professor João Vasconcelos 
                  Sobrinho
Nome dado devido ao fato de que no inverno, só era possível o acesso à serra através do lombo de animais. Era impossível trafegar carros pelas ladeiras das estradas. Com uma altitude de aproximadamente 900 metros, compõe uma área de brejo medindo 359 hectares. Trata-se de uma reserva estadual de Mata Atlântica de proteção ambiental municipal, o Parque Ecológico Professor João Vasconcelos Sobrinho.

______________________________________________________________________
MEMORIAL DE CARUARU  
O Memorial da Cidade é um museu que conta a história de Caruaru em seus aspectos político, econômico, social e cultural. O museu funciona em um histórico prédio construído na administração do prefeito Celso Galvão em 1923 para abrigar os comerciantes de farinha de mandioca e cereais. O memorial passou 6 anos (2002-2008) desativado e abandonado. No início da administração do prefeito José Queiroz, em 2009, começou o processo de reestruturação do museu e o estudo de uma nova museografia. Em 13 de dezembro de 2009, José Queiroz entregou à população caruaruense mais um equipamento turístico com uma estrutura moderna e agradável. 
HORÁRIO PARA VISITAS: terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
_______________________________________________________________________
FEIRA DE CARUARU 
"Originada na formação da cidade, a Feira de Caruaru está instalada no Parque 18 de Maio, que possui 40 mil m2 e divide-se em três principais seguimentos: a Feira do Artesanato, a Feira da Sulanca e a Feira Livre.

Numa das maiores feiras ao ar livre do mundo, o turista fica fascinado com tanta diversidade, com a manifestação popular e com a gastronomia exótica.  
 Feira do Artesanato













A Feira do Artesanato é a que chama mais a atenção do visitante. É nela que concentram-se todos os tipos de artes manuais produzidas por artistas que utilizam o barro, madeira, pedra, metal, palha, coco, cordas, couro, rede, bordados, lã, latas, como matéria-prima. Nela, o turista pode apreciar as peças já acabadas ou sendo produzidas pelas mãos dos artesãos. A feira funciona diariamente, das 8h às 17h.                                                                                                                

Feira da Sulanca
















A Feira da Sulanca, a mais famosa, destina-se mais a comerciantes de outras localidades que vão a Caruaru em busca de roupas a bons preços para revender. São mais de 10 mil barracas que atendem, em média, mais de 40 mil pessoas por feira, com um giro de capital superior a R$ 1 milhão. Pela grandiosidade, a feira tem um horário especial e é aberta somente às segundas-feiras. Às 3h de terça, a feira é aberta para a organização das barracas, ou bancos, como são chamados. Às 5h, é a feira começa a funcionar de fato.

Feira Livre
                                                                                                                                                                                                                                                                









Já na Feira Livre é possível encontrar flores, 
panelas, calçados, roupas, raízes e ervas, e a Feira do Troca-troca, onde não se usa dinheiro. Tudo é trocado em negócios que chegam a ser, no mínimo, estranhos: aves são trocadas por discos, relógios por rádios, bicicletas por animais etc.

_______________________________________________________________________________